domingo, 11 de abril de 2010

Ideias, julgamentos

Todos nós criamos uma ideia de quem está ao nosso redor, amigos, conhecido e até pessoas que nunca conversamos.
Algumas ideias são baseadas em fatos que você presenciou, mas outras são baseadas no o que outras pessoas presenciaram e 'repassaram' as informações pra você de forma motificada, tanto pra melhor quanto pra pior. Essas ideias querendo ou não, acabam se tornando um julgamento, e muitas vezes você julga a pessoa errado, você acha que ela é uma coisa, mas ela é totalmente diferente do que você acredita que ela seja, principalmente se a sua ideia para com essa pessoa foi criada através de fatos presenciados por outras pessoas, ou seja, a conhecida fofoca.
Não acho certo dizer: "não julgo as pessoas sem conhecer", todo mundo já julgou e querendo ou não ainda julga, eu faço isso, acho muito feio fazer isso, mas somos tentados e sempre caimos em tentação e fazemos esse tipo de julgamento, somos humanos, imperfeitos, e erramos nesse assunto também.
O dificil é quem já foi 'vitima' disso entender, muitas pessoas que não me conhecem, me julgam, não gosto disso, quer julgar, julga em pensamento até o momento que conhecer a pessoa que você está julgando, se o seu julgamento estava certo, aí você pode comentar com alguém, antes disso não é bom sair falando, afinal, você não conhece a pessoa, não é mesmo?
Antes de sair julgando todo mundo e ainda por cima, espalhando o seu julgamento sem nem ao menos conhecer a pessoa, pare e pense, você gostaria que te julgassem de tal maneira? Acredito que não né, enfim, tá aí uma dica pra quem lê o blog, se é que alguém está lendo.